Para o budismo, quando se tem uma visão clara da realidade Metta surge espontaneamente. Portanto, a prática profunda de Mindfulness já nos levaria a esse estado. Porém, pode-se aprender a através de práticas meditativas a se cultivar Metta, gerando uma atitude de abertura, curiosidade e gentileza com a vida. Os sentimentos de tranquilidade e interesse que experimentamos ao lado de bons amigos, ou o amor profundo e aceitação que existem na ligação entre a mãe e seu filho recém-nascido, são usados como metáforas para Loving Kindness.
Para Sharon Salzberg, Loving Kindness poderia simplesmente ser entendido como um amor que exclui apego, dependência, ou mesmo condições: “eu te amo, desde que…”.
De uma forma resumida, a prática inclui a repetição de frases, a lembrança de situações e imagens que despertam estados como paz e segurança. No início da meditação o praticante dirige o estado para si mesmo e vai ampliando, incluindo amigos, pessoas neutras, difíceis até terminar com uma amor para todos os seres vivos.
Área exclusiva para alunos
O MMI – Mindfulness e Movimentos de Integração – baseia-se na experiência do estado de consciência Mindfulness, desenvolvido nas meditações, movimentos corporais e atividades cotidianas. Trata-se de um aprendizado individual, que decorre do contato direto com as realidades interna e externa. Para esse fim, a pedagogia do programa sobre Mindfulness em São Paulo segue uma estrutura bem definida que envolve
O MMI surgiu a partir do programa baseado em Mindfulness mais pesquisado na comunidade científica mundial, o MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction). Criado por Jon Kabat-Zinn em 1979 no Medical Center da universidade de Massachusetts (EUA), o método se difundiu para o mundo todo.
A única diferença entre os programas são os movimentos: em vez de Hatha Yoga usadas no MBSR, para nossa abordagem de Mindfulness em São Paulo foram criados os Movimentos de Integração (MI).
Conheça mais os efeitos de Mindfulness.
O objetivo do curso de Mindfulness em São Paulo é promover o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades que harmonizam pensamentos, emoções e movimentos corporais. Por meio dessas práticas, procura-se:
O programa de Mindfulness em São Paulo tem duração de nove semanas, composto por um workshop introdutório aberto ao público e oito aulas semanais com duas horas e 30 minutos cada. Há também um encontro especial chamado de Imersão, no qual se faz um apanhado geral e aprofundamento de todo o conteúdo programático.
O curso de Mindfulness em São Paulo se baseia na experiência prática individual, aliada ao aprendizado em grupo. As aulas são sempre teórico-práticas sustentadas pelo cultivo diário dos alunos em casa. Para isso, conta com material de apoio em áudio de todas as meditações e livreto com o conteúdo a ser seguido a cada semana.
O aprendizado, primordialmente individual, é favorecido em muitos aspectos quando é feito em grupo. Segundo Santorelli, diretor do Center For Mindfulness do Massachusetts Medical School (EUA), o surgimento espontâneo de Mindfulness é facilitado pelo cultivo em grupo de uma escuta atenta, sem julgamentos e que não apela para respostas superficiais ou conselhos. Além disso, cada participante escolhe se quer expor suas experiências para os colegas. Entretanto, uma parte importante do aprendizado nas aulas de Mindfulness em São Paulo ocorre nessas discussões, tanto ao perceber que muitas dificuldades são comuns a todos quanto ao escutar soluções criativas encontradas pelos outros alunos.